terça-feira, 18 de agosto de 2009

Canudos





Contexto Histórico

A situação do Nordeste brasileiro, no final do século XIX, era muito precária. Fome, seca, miséria, violência e abandono político afetavam os nordestinos, principalmente, a população mais carente. Toda essa situação, em conjunto com o fanatismo religioso, desencadeou um grave problema social. Em novembro de 1896, no sertão da Bahia, foi iniciado este conflito civil. Ele teve a duração de quase um ano, até 05 de outubro de 1897, e, devido à força adquirida, o governo da Bahia pediu o apoio da República para conter este movimento formado por fanáticos, jagunços e sertanejos sem emprego.

Canudos cresceu, e virou alvo dos fazendeios que viram a aldeia como uma ameaça à ordem do sistema. Logo, fizeram um pedido pela a intervenção do governo, cujo pedido foi reforçado pela a Igreja católica, que via em Conselheiro, um fundador de uma nova religião.

Somente no quarto combate, onde as forças da República já estavam mais bem equipadas e organizadas, os incansáveis guerreiros foram vencidos pelo cerco que os impediam de sair do local no qual se encontravam para buscar qualquer tipo de alimento e muitos morreram de fome. O massacre foi tamanho que não escaparam idosos, mulheres e crianças.

Essa revolta simboliza muito para o sertão, mostra como a bravura do povo sertanejo nunca se rendeu à fome, à miséria, à tudo o que falta na vida do sertanejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário