quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Uma floresta tropical no sertão?



Uma equipe formada por pesquisadores brasileiros, do Reino Unido e dos EUA confirmou - por meio da coleta de rochas em uma caverna - o que há pelo o menos 50 ano suspeitava-se: "O sertão nordestino já abrigou uma pujante floresta, ligando a Amazônia e a Mata Atlântica."

Os cientistas exploram uma série de cavernas no norte da Bahia, à procura de espeleotemas, ou amostras de calcáreo na forma de estalactites e estalagmites. Segundo Augusto Euler, geólogo da UFMG, um dos envolvidos na pesquisa, só a presença de águapode explicar a formação daquelas estruturs. "Hoje é muito seco por lá, o índice de pluviosidade é de 490 mm ao ano, o que é muito pouco. Mas, no passado, houve água suficiente para formar esses espeleotemas", conta o pesquisador.

Datações realizadas, analisando as quantidades dos elementos urânio e tório, relevam que a "última grande chuva aconteceu uns 11,7 mil anos atrás", prossegue o cientista. "O que achamosmais interessante, ainda mais pro Brasil, é a constatação de que a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica foram unidas no passado", encerra o geólogo.

A foto abaixo mostra como os três biomas, atualmente, localizam-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário