sábado, 15 de agosto de 2009
O suposto milagre de Padre Cícero
No ano de 1889, durante uma missa celebrada pelo padre Cícero, a hóstia ministrada pelo sacerdote à beata Maria de Araújo se transformou em sangue na boca da religiosa. Segundo relatos, tal fenômeno se repetiu diversas vezes durante cerca de dois anos. Rapidamente espalhou-se a notícia de que acontecera um milagre em Juazeiro.
A pedido de padre Cícero a diocese formou uma comissão de padres e profissionais da área da saúde para investigar o suposto milagre. A comissão tinha como presidente o padre Climério da Costa e como secretário o padre Francisco Ferreira Antero, contava, ainda, com a participação dos médicos Marcos Rodrigues Madeira e Ildefonso Correia Lima, além do farmacêutico Joaquim Secundo Chaves. Em 13 de outubro de 1891, a comissão encerrou as pesquisas e chegou à conclusão de que não havia explicação natural para os fatos ocorridos, sendo portanto um milagre.
Insatisfeito com o parecer da comissão, o bispo Dom Joaquim José Vieira nomeou uma nova comissão para investigar o caso, tendo como presidente o padre Alexandrino de Alencar e como secretário o padre Manoel Cândido. A segunda comissão concluiu que não houve milagre, mas sim um embuste.
Dom Joaquim se posicionou favorável ao segundo parecer e, com base no mesmo, suspendeu as ordens sacerdotais de padre Cícero e determinou que Maria de Araújo fosse enclausurada.
Em 1898, padre Cícero foi a Roma, onde se reuniu com o Papa Leão XIII e com membros da Congregação do Santo Ofício, conseguindo sua absolvição. No entanto, ao retornar a Juazeiro, a decisão do Vaticano foi revista e padre Cícero chegou a ser excomungado, porém, estudos realizados décadas depois pelo bispo Dom Fernando Panico sugerem que a excomunhão não chegou a ser aplicada de fato. Atualmente, Dom Fernando conduz o processo de reabilitação do padre Cícero junto ao Vaticano.
Hoje, Padre Cícero renova gerações de fé e a cada dia se torna "santo" na cabeça do sertanejo. "Meu Padim Ciço" é dito como um fenômeno que atravessou o Nordeste, principalmente na parte do Sertão da região brasileira. Nos dias atuais, foi dada ao santo padre, o papa, um documento com milhares de assinaturas, intercedendo pela a beatificação do Padre. Hoje, Juazeiro do Norte (cidade onde o qual Padre Cícero foi o primeiro prefeito local) recebe romeiros do Brasil inteiro, que buscam ter acesso a vida e morte do mesmo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A Fé nele é que sigo na minha vida, e que todo ano vou com meu tio João e cia, e posso Testemunhar os milagres, de uma devota meu padim padre Cicero.
ResponderExcluir