sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O Sertão na visão dos grandes escritores



Foto

Guimarães Rosa, o autor de Grande Sertão: Veredas.

Vários foram os grandes escritores que produziram materiais sobre o Sertão e sua realidade. Mas, apenas dois são de obrigatória citação, já que ambos tiveram visões opostas do Sertão. Guimarães Rosa e Graciliano Ramos autores das obras “Grande Sertão” e “Vidas secas” respectivamente foram os primeiros a retratar com detalhes fiéis, a realidade o Sertão.

A partir das obras Grande Sertão: Veredas e Vidas Secas, de Guimarães Rosa e Graciliano Ramos, respectivamente, é possível exemplificar as maneiras desses autores entenderem o sertão, tentando relacionar suas abordagens com suas identidades culturais. Na obra de Guimarães Rosa, o sertão não vai se limitar ao espaço geográfico, mas simbolizar o próprio universo. O sertão é uma realidade geográfica, social, política, psicológica e metafísica.

É clara a visão de Graciliano do Sertão, uma região onde a sobrevivência se torna muitas vezes impossível, onde a exaustão física era levada ao extremo, porém era exatamente nesses momentos que ele procurava mostrar a força do sertanejo e sua luta por algo melhor. Cada um vê o Sertão de um modo diferente, alguns tendem a ver um lado rústico onde a miséria e a fome são sempre presentes, outros porém vêem um lado onde a riqueza de paisagens, a cultura bem desenvolvida, a culinária, uma história invejada, e ainda mais a força de um povo predominam fortemente, esses sim, são os verdadeiros conhecedores do Sertão.

A foto abaixo mostra Graciliano Ramos, o autor de Vidas Secas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário