segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Luiz Gonzaga
A sua importância para o Sertão
Ele foi o primeiro músico assumir a nordestinidade representada pela a sanfona e pelo chapéu de couro. Cantou as dores e os amores de um povo que ainda não tinha voz.
Nos seus vários anos de carreira nunca perdeu o prestígio, apesar de ter se distanciado do palco várias vezes. Os modismos e os novos ritmos desviaram a atenção do público, mas o velho Lua nunca teve seu brilho diminuído.
Quando morreu em 1989 tinha uma carreira consolidada e reconhecida. Ganhou o prêmio Shell de Música Popular em 87 e tocou em Paris em 85. Seu som inconfundível atravessou barreiras e foi reconhecido e apreciado pelo povo e pela mídia.
Mesmo tocando sanfona, mesmo se vestindo como nodestino típico (como alguns o descreviam: roupas de bandido de Lampião). Era a representação da alma de um povo... Era a alma do nordeste cantando sua história... E ele fez isso com simplicidade e dignidade. O baião, o povo sertanejo, só tem que agradecer...
Ele é, sem dúvidas, uma das grandes personagens que cravaram na terra do Sertão.
(Autor Desconhecido)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Conhecido como o rei do baião, Luiz do Nascimento Gonzaga nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, na fazenda Caiçara, município de Exu, localizado no sopé da Serra do Araripe, Pernambuco. Filho de Januário José dos Santos, sanfoneiro e consertador de instrumentos e Ana Batista de Jesus.
ResponderExcluirPassou toda a sua infância ao lado do pai, acompanhando-o desde os oito anos de idade aos bailes, onde o ajudava a tocar sanfona. Trabalhou também na roça, nas feiras e tomando conta de rebanhos de bode.
Em 1924, aos doze anos, comprou sua primeira sanfona, fole de oito baixos, da marca Veado e aos quinze já tinha adquirido prestígio na região como sanfoneiro.
ESSE É O NOSSO REI DO BAIÃO
VIVA LUIZ GONZAGA!!!