sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Dominguinhos



Trajetória musical

Dominguinhos nasceu no interior de Pernambuco, em 1941, filho de mestre Chicão, um famoso tocador e afinador de foles. Começou a tocar aos 6 anos, com os irmãos, e com oito conheceu Luiz Gonzaga, que virou seu padrinho musical. Ao chegar ao Rio de Janeiro, para onde sua família se mudou em 1954, Dominguinhos ganhou do Velho Lua uma sanfona, o apelido e a oportunidade de acompanhá-lo em shows e gravações.

Dois anos depois excursionou pelo Nordeste com Gonzagão, acumulando as funções de sanfoneiro e motorista. Nessas viagens conheceu Anastácia com quem formou uma dupla de grande sucesso. Com mais de 50 anos de harmonia, a sanfona de Dominguinhos soa com o mesmo vigor dos tempos de menino. O popularmente conhecido sucessor de Luiz Gonzaga tem uma longa história de contribuições à música sertaneja.

Seu primeiro disco solo foi produzido em 1964, a convite do afinador de sanfona Pedro Sertanejo, pai de Oswaldinho do Acordeom. Após gravar a música "Só Quero Um Xodó", Dominguinhos despontou no cenário musical brasileiro. Em seguida vieram outros discos e várias de suas canções foram gravadas por nomes expressivos da MPB, como Maria Bethânia, Gilberto Gil, Fagner, entre tantos outros. Hoje, ele é considerado um artista de um gênero só.


Nenhum comentário:

Postar um comentário