sábado, 22 de agosto de 2009
O futuro do Sertão é a desertificação?
Conscientizar é preciso
Já muito discutido, o aquecimento global ainda é pouco conhecido entre as camadas populares brasileiras. Poucos são os que realmente tem a capacidade de discutir sobre o tema, em todo o mundo várias foram as modificações climáticas e na vegetação causadas pelo efeito estufa, apesar de parecer pouca a diferença de temperatura a fauna e a flora fora muito afetada.
No Sertão, uma região desde seu princípio de clima quente e seco irá ficar ainda mais difícil de se viver, o efeito estufa irá se intensificar já que os aspectos regionais, tais como relevo e manobras de massas de ar são favoráveis a ele, irá se tornar nada mais nada menos que um imenso deserto o qual nada difere de outros como o Saara. Rios como o São Francisco e seus afluentes serão extintos tanto por causa do efeito estufa quanto pelo já presente assoreamento, a falta de respeito para com o planeta fora extrapolada e poucos ainda tem o conhecimento do quão caro será o prejuízo.
Vamos prestar mais atenção no que fazemos, pois muitos ainda afirmam que para que algo dessa magnitude aconteça irá demorar séculos, equivocados são os que o dizem pois pesquisas foram feitas e levando em conta que muitos dos sinais da desertificação já são realidade na vida do sertanejo, não irá demorar muito mais que apenas duas ou três décadas para que o efeito seja irreversível, não será fardo apenas para nossos filhos, nós também passaremos pelas dificuldades que nós mesmos cultivamos. Quanta falta fará o Velho Chico, a cultura mais rica em detalhes, a música típica, o poema e o cordel, a dança? Quanta falta fará o nosso Sertão?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário